terça-feira, 27 de dezembro de 2011

origami - glossário

Segue um glossário sobre termos utilizados no origami. Estarei sempre atualizando...

O que é  Block Folding
Um estilo de origami modular, em que se faz um módulo específico, e com ele é possível serem feitos inúmeros modelos. O mais famoso, ao meu ver, e pelo menos no Brasil, é este cisne:


O que é Gramatura
É o peso em gramas por um metro quadrado de papel (g/m²). Quanto maior a gramatura, mais firme é o papel. O papel sulfite possui gramatura de 75 g/m². 

O que é Kirigami
Kiri = cortar  gami= papel. É uma técnica de cortar o papel e dar várias formas.
Veja uma foto como exemplo:
O que é Kusudama
"Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama." (Wikipedia). 

O que é Origami arquitetônico (Origamic Architecture)
São esculturas/cartões em pop-up/3D, feitas com recortes, utilizando-se a técnica do Kirigami



















O que é  Origami modular
É um tipo de origami em que são feitos vários módulos, partes, as quais são encaixadas, e tomam um formato. As kusudamas são um tipo de origami modular. 

O que é Origami purista
Origami em que só se utiliza um quadrado de papel e não é umedecido ou cortado, ou utilizada outra técnica que não a de dobrar.


O que é Origami tesselation 
É um tipo de origami, composto por formas geométricas, sendo o resultado parecido com um mosaico. Para mais informações acesse um guia sobre: http://www.origamitessellations.com/docs/Tessellation_Basics_Eric_Gjerde.pdf


O que é Oriuno

É uma técnica de dobrar o tecido. É como se fosse origami de tecido. Dá um efeito bem interessante. Para fazer é só preparar o tecido, passando goma ( que pode ser com uma mistura de cola e água) e deixando o tecido secar bem esticado. Depois é só cortar o tecido e dobrar!


O que é Wet Folding 
Trata-se de uma técnica em que o papel é umedecido para facilitar algumas dobras. Muito útil em papéis com uma gramatura maior, ou em dobras mais difíceis. O resultado são formas mais arredondadas, que contribuem para um maior realismo na peça. Umedeça aos poucos, com uma esponja ou com um borrifador de água à distância. 
Exemplo de Origami em que foi utilizada a técnica wet-folding:






















Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário