segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ensinar e aprender origami


Já fui convidada algumas vezes pra ministrar oficinas de Origami para crianças e adultos, e posso dizer que é uma experiência bem interessante, pois as pessoas gostam muito de aprender algo que a princípio lhes parece tão difícil. Sem contar a interação, que é muito boa.

Eu já fiz oficinas:
Para crianças e adolescentes, em uma brinquedoteca;
Para crianças em uma escola (tinha umas 30 crianças, foi uma loucura boa!hehehe);
Para crianças e suas mãe, na enfermaria de Pediatria de um hospital;
Para adultos, em um Centro de Convivência e Cultura (Saúde Mental);
Também ensinei uma mandala pro pessoal da minha sala - fizemos a decoração de um corredor do Bloco de Psicologia, na época da nossa formatura.

Ensinar Origami é um desafio, pois nos deparamos com diversas dificuldades do aprendiz, para mim a mais importante a ser trabalhada é o sentimento de frustração ou de incapacidade. 

Muita coisa pode ser despertada ao aprendermos ou ensinarmos um origami - tanto individual quanto em grupo - como por exemplo:

Paciência 
Ajuda, companheirismo
Auto-estima
Surpresa
Interação
Conhecimento
Diversão
Exercício cognitivo
e assim vai...


Alguns pontos são muito importantes de serem considerados em uma aula ou oficina de origami para iniciantes (o que é a minha experiência):

Planeje:

Escolha modelos compatíveis com as habilidades dos participantes, de preferência que haja poucas dobras difíceis, e essas se repitam em vários modelos;

Leve os modelos prontos para que as pessoas possam visualizar o que irão aprender;

Faça os modelos e procure ver onde podem ocorrer mais erros, pra você adianta-los no momento da instrução (p. ex. o lado certo de fazer a dobra);

Seja paciente:

Já me deparei com pessoas que aprendem muito facilmente e com outras com uma dificuldade imensa. Para mim essa parte é bem delicada;

Mostre cada passo e não passe para o próximo no momento em que todos do grupo estiverem juntos. Por isso é importante que o grupo seja pequeno ou que você tenha pessoas/monitores para ajudar mais de perto àqueles que tiverem dificuldade, e estimule aqueles que tem mais facilidade a ajudarem o colega;

Fique na mesma posição que o aprendiz, para que ele tenha a mesma referência de posicionamento do papel. Em grupos, repita a instrução em vários pontos da roda/mesa/sala para que todos possam ver mais de perto;

Cuidado para não demonstrar irritação com as dificuldades da pessoa, pois ela pode se frustrar e perder o interesse e a diversão. É normal se irritar, mas tente não mostrar hehehe!



Material:
Prepare o material de acordo com o possível. Se você for levar, ou se alguém for levar, pense se é possível comprar papéis melhores ou se será preciso improvisar. Na maioria das vezes eu tive que improvisar. Eu já usei sulfite colorido com o giz de cera e canetinhas e lápis de cor pra pintar os modelos também.

Invente!
Eu falei um pouco do meu jeito, mas é claro que há outras coisas a se considerar e ideias interessantes que você pode inventar. Esteja sempre atento à reação das pessoas diante ao que você levar e repita o que for legal, ou mude o que não pegar bem.


Imagem: Blog Universo Universal

Por hoje é isso, logo vou postar alguma ideias de oficinas para iniciantes, com seleção de modelos, opções de materiais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário