sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Papel para origami em Uberlândia

Como várias pessoas tem me perguntado sobre onde achar papel para origami em Uberlândia, resolvi escrever um post, que procurarei atualizar sempre que possível, pois tratando-se de papel, é muita informação.


Em Uberlândia, não achamos para vender daqueles papeis importados, que já vem cortados e com várias estampas. A opção é comprar pela internet (de vez em quando eu tenho alguns, é só perguntar aí). Eu já comprei na e-trendy, e também tem a Asia Shop, que dizem ser confiável.

Mas existem outras opções bem interessantes:


  • Papel Especial
São vários tipos, aqui podemos acha-los em tamanho A4. 

                           

Existe o color plusque vem em várias cores fortes, e é colorido na massa, ou seja, quando vc rasga ou olha de perto, não se vê pintinhas brancas. Eu já achei na Kalunga (vem em umas embalagens de papel, como na foto). Eu uso gramatura de até 120g, e para origamis muito pequenos ou com muitas dobras, é melhor usar de 60g a 80g.



Os da marca Canson, vem em gramatura de 80g, são encontrados em papelarias também.  É a melhor opção nesta gramatura, pois o pacote vem com cores variadas, enquanto os outros color plus, não. Se lhe oferecerem o Filipinho, não aceite, ele muito ruim, pois não é colorido na massa, e até solta tinta nas mãos.



Existe também os papéis texturizados. Eles podem ser mais difíceis de dobrar, mas eu gosto de usar por causa das diferentes texturas. Existem inúmeros tipos, então vale a pena ir na Kalunga, pois lá dá pra olhar com calma. Prefira até 120g.



Mas se você quer papéis de tamanhos maiores, ou variedades de cores, eu ainda não achei aqui em Uberlândia, se alguém achar me fala pelo amor de Deus!! hehehe Eu já comprei deles na papelaria universitária, quando fui em São Paulo (eles vendem pela internet também, mas o frete sai muito caro). Na papelaria Globo, lá no centro, tem alguns texturizados de veeeez em quando.
  • Papel kraft:

O papel kraft é aquele da sacola de pão, e pode ser achado nas casas que vendem produtos de embalagens. Há várias gramaturas, prefira as menores, também.


De vez em quando eu gosto de passear na Saraiva e na Kalunga, pois aparecem alguns papeis interessantes, de vez em quando.

Quando a coisa aperta, improviso com papel Color Set, mas ele também não é colorido na massa, e as cores são desbotadas em relação ao color plus...

Há também papeis caríssimos, que no momento não abordarei, mas que são comprados em São Paulo ou na Amazon.com, em outro momento, vou fazer um post específico para estes.

Enfim, São Paulo é o lugar para papeis, se você tem alguém que mora lá, ou se for até lá, vá pelo menos no Bairro Liberdade (indico a loja Trendy, preços melhores), e na Papelaria Universitária.

Se eu lembrar de mais coisa, atualizo aqui. Se você tem alguma informação a mais, ou dúvida, entre em contato, por favor!!

Outras opções, faça você mesmo:

Há várias opções para preparar um papel para origami, vou resumir aqui, e irei detalha-las em outro post, que estou preparando ainda, mas qualquer coisa, é só jogar o nome da técnica no google.

  • Papel sanduíche - um papel em feito com duas folhas de seda, e no meio uma folha de papel alumínio;
  • Papel marmorizado - uma técnica muito legal para pintar o papel, criando efeitos de mármore;
  • Impressão a laser de estampas digitalizadas - vários site disponibilizam, de graça ou não, estampas diversas, que podem impressas;
  • Pintura com pastel -  uma técnica em que utiliza-se o giz pastel para criar cores diversas;
  • Pintura com tinta acríica - tingir o papel com tinta diluída em água, utilizando uma esponja ou rolinho, 
E tem muito mais, e além disso, é claro que você pode usar sua criatividade. 

Não existe um papel específico para origami, o que existe é a habilidade de quem dobra e o tipo de dobra que vai melhor em um outro papel, então experimente!

domingo, 22 de setembro de 2013

Feira do Coreto

Estive indo na Feira do Coreto, que acontece no segundo sábado do mês, na Praça da antiga prefeitura, em Uberlândia, à partir das 16 hrs até 22 hrs. É uma feirinha bem gostosa, com chorinho, poesias, comidinhas (adooro a tapioca).


Algumas fotos:





Rosas

Uma amiga encomendou essas rosas para colocar em uma garrafa de vinho.



Usar uma garrafa na decoração com flores fica bem bonito, você pode apenas tirar o rótulo ou ainda pode pintar, usar técnicas de pinturas diversas. Veja outras ideias:





Eu fiz uma variação da rosa kawasaki, que foi criada pelo autor do vídeo abaixo:


uberlândia rosas de origami - flores de papel - origami no casamento

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Especial animais

Estes são modelos de John Montroll, divirtam-se hehehe
Em caso de dúvidas, podem perguntar, tento ajudar com maior prazer...

Rato



Cobra



Unicórnio






origami animais